Arquivo do blog
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
MODELO DE PLANO DE AEE PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA
EIS AÍ UMA ÓTIMA SUGESTÃO DA PROFESSORA SOPHIA DE COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA FÍSICA.
Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Física
Nome do Professor:
Escola:
Nome do Aluno:
Ano escolar:
Data de Nascimento:
Endereço:
Data: __/__/__
A. Informações sobre o aluno:
1. Resumo do Caso:
2. Tipo de problema:
- Tipo
- Identificar o tipo (assinalar)
- Observações
- Cognitivo
- Linguagem
- Escolar/aprendizagem
- Familiar
- Saúde
- Afetivo
- Acessibilidade (comunicação, locomoção,...)
- Outros
3. O Problema do ponto de vista do AEE:
4. Potencialidades e dificuldades observadas:
- Potencialidades
- Dificuldades
B. Solução do problema
1. Solução do problema e relação dos principais tópicos para a sua resolução:
2. Outros dados que são importantes para a elaboração do plano:
Ações existentes
Relação do que existe
Acessibilidade arquitetônica realizada no ambiente escolar.
Materiais e equipamentos utilizados pelo aluno.
Recursos disponíveis no ambiente escolar
Outros
C. Plano de AEE: são as ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. São específicas do AEE para que o aluno possa ter acesso ao ambiente e conhecimentos escolares de forma a garantir a permanência, participação e desenvolvimento do aluno da escola.
1. Necessidades do aluno:
2. Objetivos do plano:
3. Organização do atendimento:
· Freqüência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): _______
· Tempo de atendimento:________ (em horas ou minutos)
· Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo
· Outros: ___________
4. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno (Comunicação alternativa, informática acessível, adequação de mobiliário...). Atividades que serão ensinadas:
5. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno. Necessidades de adequações:
6 Recursos humanos previstos (acompanhante, ...):
7. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
8. Profissionais que deverão ser envolvidos para maior conhecimento do aluno:
9. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
10. Resultados esperados: lista dos principais resultados esperados:
11. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao aluno na comunidade escolar. A quem e quais?
-Professor de sala de aula ( )
-Professor da Educação Física ( )
- Colegas de turma ( )
- Diretor escolar ( )
- Equipe pedagógica ( )
- Outros ( ) Quais: ________________
D. Avaliação dos resultados: visa antecipar ou indicar maneiras de como avaliar os resultados esperados. Indicação das formas de registro.
- O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
- O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
No registro deverão constar as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar. O que foi que contribuiu para as mudanças observadas. De que forma as ações do plano de AEE repercutiram no desempenho escolar do aluno.
E. Reestruturação do Plano: relaciona pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os resultados esperados não sejam atingidos.
- Pesquisar e implementar outros recursos.
- Estabelecer novas parcerias.
- Outros.
_______________________________
Assinatura do Professor do AEE
Data ____/___/___
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei o modelo de Plano. Muito obrigada...adoro suas postagens....Parabens!!!
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirSou da escola Francisco Rafael em Aparecida e vou começar a te visitar. Idéias interessantes devem ser observadas e copiadas, rsrs
Por favor me ajude a preencher um plano de desenvolvimento indivudal do aluno para servir como modelo para fazer de meus alunos.Trabalho com alunos do tempo integral e preciso fazer de toda turma. de 6º e 7º ano.
ResponderExcluirSou da E.M.Fausto de Aguiar Cardoso na Cidade de Divina Pastora no interior se Sergipe e gostei da orienração e de como devemos avaliar os alunos que precisam de atendimento especializado.
ResponderExcluirMuito obrigada pela dica.
Professora Auricelane
ResponderExcluirTenho um aluno com síndrome de Asperger, mas ele tem um excelente desenvolvimento cognitivo. É necessário que ele venha para a sala de recursos? Nesse caso como devo proceder? Que atividades devo trabalhar com ele, já que na escola comum os professores disseram que nem sabiam que ele tinha algum problema, pois ele sabe se comportar tira boas notas e conversa com colegas, tendo participação ativa.
Rosângela Albuquerque
EEM São Francisco da Cruz em Cruz - Ce
Obrigada Professora Ciara!!
ResponderExcluirProfessora Rosiane, será um grande prazer recebe-la no AEE do Ari Caetano. Tenho certeza q temos muito a compartilhar!
ResponderExcluirUm grande abraço.